02 junho 2015

Gerente do Google destaca o uso da tecnologia no estímulo a estudantes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do gerente de Programas Sênior do Google no Brasil, Rodrigo Vale, para uma visita na Instituição na tarde desta segunda-feira, dia 1°. Rodrigo Vale graduou-se no curso de Ciência da Computação na UFPA e é dirigente na área de Relações Educacionais do Google para a América Latina.
A visita do gerente à Universidade foi marcada por três momentos: uma visitação ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá), com Antônio Abelém, diretor do PCT; uma conversa com alunos do curso de Ciência da Computação no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN); e por último, uma audiência com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, no prédio da Reitoria.
Experiência e novas tecnologias - Durante a audiência, Rodrigo Vale explicou que sua vinda à UFPA é uma forma de contribuir com a Universidade por meio de sua experiência no Google e destacou a importância de novas tecnologias utilizadas em sala de aula. “É importante olhar a tecnologia não só como entretenimento, e sim, como uma forma educativa”, disse. Rodrigo Vale ressaltou, ainda, a relação entre tecnologia e trabalho corporativo, que juntos podem estimular os alunos para o desenvolvimento de novas ferramentas para a inovação, em especial para fins educacionais.

Sobre isso, o Google é parceira da Inteceleri, desenvolvedora do aplicativo criado em 2014, o “Matematicando”, que auxilia o ensino de Matemática para crianças. O 
aplicativo surgiu a partir do livro “Aprendendo e Brincando com a Tabuada Colorida”, com autoria de Dilmar Batista Cunha e Walter Júnior, este último criador do aplicativo e formado no curso de especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela UFPA, coordenado pelo professor Helder Aranha.

Por esta razão, o Google se interessou em apoiar esta iniciativa, o que fez Rodrigo Vale visitar a UFPA. Sobre este aplicativo, Walter Júnior afirma que “a proposta é fazer um modelo de educação, tecnologia e inovação no ensino e aprendizagem, instruindo a tabuada de maneira lúdica por meio da tecnologia, com a proposta de uma maior interação com aluno e maior nível de aprendizado.”
Incentivo e inovação - Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, a presença de Rodrigo Vale é uma forma de incentivo para os alunos a desenvolverem novas ideias em relação à inovação. “Essa visita é uma forma dos alunos criarem motivação e estímulo. A Universidade tem pouca visão de empreendedor sobre as novas tecnologias. Por isso, é preciso estimular essa necessidade de incorporar a inovação sobre tecnologias da informação”, destacou Carlos Maneschy sobre iniciativas como o aplicativo “Matematicando”.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, esse espaço e para você leitor interagir com a equipe do Bragafest.com!

Blo do Bragafest